quinta-feira, 28 de abril de 2011

A minha visão do Barcelona

Com a entrada de Guardiola, nasceu um tipo de futebol nunca antes visto. Chamavam futebol espectáculo. Basicamente é um jogo apoiado no meínho, que espera por um deslize ou uma equipa que pouco defenda à zona. Para isso apoiava-se em Xavi e Iniesta para passar, em Messi e Dani Alves para partir e em Etoo para marcar. Fantástico. Eram eficazes. O ano passado trocaram Etoo por Ibra, não ficaram melhores, mas os atritos de Ibra com Guardiola permitiram a ascensão a um patamar muito bom de Pedrito. Este ano poucas alterações e uma contratação acertada: Villa.
Este parágrafo resume de forma muito redutora o mérito do futebol catalão. Mas tento explicar: o mérito maior é terem conseguido juntar um conjunto inteligente. A busca dos espaços, o controlo dos tempos do jogo são provas de inteligência. O talento técnico  e físico apenas complementa isso.
Não sei como explicar isto, porque na sua essência é bonito, por vezes lindo, e sempre sempre eficaz. Mas já chateia, assemelha-se a alguém que aprendeu um truque de um jogo de computador e ganha sempre com ele.

A questão das arbitragens aparentemente irrelevante, dados os méritos deste futebol, não acho que o seja. Pois em situações de aperto aparece e protege uma hegemonia. Este futebol no seu 1º ano poderia ter perdido perante o Chelsea de Hiddink. No 2º ano e com uma arbitragem globalmente favorável, perdeu perante o Inter de Mourinho, mas ainda hoje não se cala sobre a arbitragem do Benquerença (que até os favoreceu nos primeiros minutos de jogo). No 3º ano não sabemos o que poderia ter acontecido, caso o árbitro não decidisse desequilibrar. O triste espectáculo de simulações de lesões dos jogadores do Barça, faz-me pensar que o futebol português não está tão longe do top.

Desde os tempos do dream team que sou fã do Barça, a ida de Figo para lá apenas aumentou a minha admiração por essa equipa sempre preocupada em jogar bom futebol, futebol espectáculo. Mas corria o ano de 2009 estava eu em Barcelona quando o Barça deu 6 em Bernabéu. Vi o jogo e gostei. Saí à rua e o que vejo? Tudo a gritar pela Catalunha.

Este regionalismo, esta ajuda cirúrgica que aparece nos momentos de maior aperto, o queixarem-se durante mais de um ano de algo que realmente não aconteceu (arbitragem do Benquerença a prejudicar o Barcelona) e outras coisas fizeram com que me desligasse desta equipa. A arbitragem de ontem e a triste figura dos jogadores do Barcelona a simularem lesões ou a darem cotoveladas dissimuladamente só fizeram com que me desiludisse ainda mais com esta equipa que muitos dizem ser espectacular, mas que não o é.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Opinião isolada do Mundo

Nem o Real é assim tão defensivo. Nem o Barça é assim tão ofensivo.
Venha o jogo

domingo, 17 de abril de 2011

Ironia é...

...os dirigentes do Sporting a assumirem que querem ter uma gestão à Porto e a contratarem o Paulo Sérgio em detrimento do Villas-Boas.
Observação banal, mas que não sairá da cabeça dos sportinguistas que visualizem a partida de hoje.

Adenda aos 49': o segundo golo do Porto como que acrescenta ainda mais peso à ironia tendo em conta quem o construíu.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O estranho caso de Óscar Cardozo

O Diário de Notícias fala hoje de que Óscar Cardozo vai deixar o Benfica no fim desta época, o que me deixou a reflectir...

Quando Óscar Cardozo foi contratado pelo Benfica em 2007, um amigo meu que acompanha o campeonato argentino, tão de perto quanto pode, manifestou alguma surpresa. Na verdade, não percebia como o clube da Luz tinha conseguido adquirir aquele que considerava um óptimo jogador. E bastou ver alguns jogos treino e depois os seus primeiros oficiais de águia ao peito para perceber que o Tacuara é realmente um jogador diferente...
Muito desengonçado e frágil a movimentar-se, o paraguaio revelava uma surpreendente desenvoltura com o pé esquerdo, sobretudo na hora de remate em que a sensação que dava é que, de frente ou descaído para a direita, poderia marcar de qualquer lado a partir de meio do meio-campo ofensivo para a frente. De cabeça a coisa não parecia tão famosa debalde o preconceito de que os jogadores altos são fortes no jogo aéreo - ainda assim, recordo-me do excelente golpe de testa no jogo com o Shakhtar em Donetsk para a Liga dos Campeões. Independentemente de alguns altos e baixos, a verdade é que cumpriu a meta de Luis Filipe Vieira que afirmara que o jogador seria barato se marcasse 20 golos por época (marcou 22).
Na segunda época de encarnado, Quique Flores decidiu que não era este o avançado ideal para o seu sistema táctico, que aparentemente se tinha que impor, independentemente das características dos jogadores, e Cardozo jogou menos, ainda assim acabando a época a marcar golos uns a seguir aos outros.
Foi nesta altura que comecei a cristalizar a minha opinião sobre este jogador. Cardozo é desesperante para quem quer no avançado mais adiantado um pivot para tabelar com os colegas - falha passes tão simples que só podem ser erros de concentração. Raramente consegue usar um lançamento longo para a sua cabeça libertando a bola para alguém da sua equipa - na maior parte dos casos em que o solicitam pelo ar de costas para a baliza, acaba estatelado por alguém lhe respirar em cima. Acho que consigo contar pelos dedos das mãos as vezes que assisti a este gigante a driblar um jogador ou vencer um adversário em corrida. Até na finalização, não é comum vê-lo a buscar a bola à frente do marcado em antecipação. Cada vez menos consegue soltar-se para aplicar o seu impressionante pé esquerdo de fora da área. Até nos penalties, onde chegou a ser indefensável, quebrou psicologicamente e agora diria que cada vez que avança para a marca dos 9 metros é como uma moeda ao ar. O problema é que tudo isto esbarra com os quase 100 golos oficiais que já leva pelo Benfica. Na verdade, nos últimos anos, a equipa vê-se e deseja-se para marcar sem Cardozo em campo... Mais, alguns destes golos são de antologia - embora a maioria não.
Como a muitos outros benfiquistas, é-me difícil não manter uma relação de amor-ódio com esta ave rara do futebol. Eu próprio um adepto atípico, sei o que gostava que acontecesse mas desconheço se isso seria o melhor para os resultados desportivos do Benfica. Por mim, aceitava uma proposta igual ou superior ao que foi pago pelo avançado. E nem é devido à forma menos fulgurante desta época. A forma de jogar de Tacuara irrita-me. Fico totalmente fora do sério com funcionar como um terceiro central adversário ou um fantasma na maioria do jogo. Mas depois lá está, os 2 minutos ou 2 segundos do desafio em que se concentra e empenha podem ser suficientes para um golo. Ou dois...

Eu digo: que faça bom proveito ao clube russo, ucraniano ou turco que se prepara para o levar. Se lhe derem a titularidade, tenho a certeza de que marcará golos. Ainda assim, ficarei aqui, talvez ingenuamente, na esperança de um Benfica com um futebol mais ligado, ágil e desconcertante.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campeonato do Apagão

Ponto prévio: Na minha opinião, o FC Porto é o melhor clube de futebol profissional em Portugal. Tem os melhores quadros, dos senhores que tratam da relva à direcção de marketing passando pela direcção desportiva que não consegue parar de ganhar e, admita-se, quando toda a gente tentava declaradamente influenciar os resultados, eram também os mais eficazes.

Em Portugal o futebol é frequentemente definido pela negativa, e nesse particular o Porto também é o líder incontestado. Não conheço nenhuma cidade, nem mesmo Guimarães, onde seja tão prejudicial à saúde uma pessoa demonstrar afecto a um clube que não o principal da terra. Não conheço dirigentes que façam mais recurso a linguagem hostil em relação aos adversários e são também os campeões de modalidades como o "tiro ao autocarro com calhau" e o "tiro ao jogador com bola de golfe".

Hoje voltam a superar-se. Antero Henrique, que até trabalhou em comunicação e por isso deve tomar esta posição com plena consciência das suas implicações, definiu hoje o campeonato desta época como o do apagão - sendo que voltou a referir-se ao do ano anterior como o do túnel. Primeira ilação a tirar: segundo A.H., ganhe ou perca, o Benfica define sempre o tema da competição. Segunda conclusão: a definição de uma época desportiva é feita por um dos seus piores momentos em vez de pelos melhores.

Caro Antero Henrique: a sua equipa tem sido a melhor para lá de qualquer dúvida, não valia mais a pena chamar a esta Liga "o campeonato do Porto"? Ou o "campeonato do Hulk e do Falcão"? Ou "o campeonato de "André Villas-Boas"? Ou "o campeonato do dragão invencível"? Pelos vistos, todas estas coisas tomam lugar de bastidores em relação a um momento mesquinho do SL Benfica.

Se o futebol em Portugal está a perder adeptos e sempre com incidentes negativos é por causa de momentos infelizes como este. Antero Henrique, o líder da melhor equipa de futebol em Portugal (que certamente muito contribuiu para montar e organizar), foi hoje o pior porta-voz do futebol.

domingo, 10 de abril de 2011

um bom treinador por Alvalade

Fácil vitória em Alvalade.
Fácil porque a Académica não incomodou. Fácil porque cedo se acertou na baliza. Mas sobretudo fácil porque o Sporting tem belíssimos jogadores.
Justamente depois do 2-0 o Sporting mostrou-se algo tranquilo, com um meio-campo veloz e com boa capacidade de resposta, mas não pude deixar de observar que ao fim de 3, 4 trocas de bola um certo nervosismo emerge que faz com que se opte pelo passe longo, o mais das vezes infrutífero, e por vezes sem ser como resposta a um pressing adversário. Fez-me até questionar se não se tratava de bizarra opção estratégica.
Este jogo suscitou-me acima de tudo as saudades que tenho de ver um bom treinador - a todos os níveis - por Alvalade. Já lá vão bastantes anos.
Uma nota apenas para os elogios a Patrício e Djaló espalhados pela blogosfera. Se as decisões no clube fossem tomadas por democracia directa, há muito que não estaríamos a bloggar acerca do Sporting.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Conclusões Macro

A Liga Europa está para Portugal, assim como a Champions está para a Espanha. Actualmente nos 4 grandes ibéricos encontram-se 4 dos melhores treinadores europeus. Porto e Benfica seriam equipas competitivas numa futura Liga Ibérica. Uma Liga Ibérica traria vantagens competitivas às equipas dos 2 países. Estas são conclusões macro de ontem.

Focando-me nos jogos em si, presenciei o jogo da Luz e resumindo: foi muito muito bom de assistir.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A imprensa paga e os bloggers

A história do chinês e do Futre põe mais a descoberto, para mim, a fraca imprensa que nós temos do que propriamente a "estupidez" de Futre. Não sei se é tudo uma questão de expectativas. Julgo que não, porque embora saiba que o Futre não tem o dom da palavra, também sei que esta nossa imprensa é bem fraquinha.

Passo a fundamentar esta crítica, perante um vídeo que se tornou viral e que serviu para ridicularizar, na blogosfera, redes sociais e afins, Paulo Futre. A imprensa não conseguiu ter uma visão diferente, sabendo apenas ir ao sabor do vento que é soprado pelos bloggers e afins (e avançar com uma notícia de 1 de Abril). E quando falo em bloggers e afins falo de pessoas que ganham zero por escrever.
O que julgo que um jornalista pago deveria fazer? Podendo continuar a gozar com a "forma" da apresentação do Futre, poderiam analisar o seu "conteúdo". E como? Analisar o impacto económico de Yao Ming (basquetebol) na equipa dos Houston Rockets . Analisar o impacto económico dos melhores jogadores chineses de futebol na Europa. Acho que seria um exercício interessante.

A verdade é que analisando a imprensa actual e a blogosfera ficamos com dúvidas em perceber a mais valia dos remunerados. Bloggers como PB (lateral esquerdo), Filipe Vieira de Sá (jogo directo), JNF (eterno benfica), Constantino (a-mao-de-vata, com um estilo próprio),  PLF (bancada nova), LdA (a norte de alvalade) representam hoje o que de melhor há de escrita desportiva em Portugal.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Os ex-diferentes

Foco-me no Benfica para escrever este artigo, mas também poderia fazer uma incursão pelo Sporting. Estes clubes gostam de se assumir como diferentes. O Benfica, clube do povo, pioneiro da democracia em Portugal e com uma história repleta não só de títulos, mas de dirigentes com escrúpulos, diplomacia e atitudes louváveis. Os adeptos por sua vez orgulham-se de ser o clube português com maior número de adeptos e muitos também fora do país, graças aos nossos emigrantes. Sabem que isto se deve ao Benfica ter raízes no povo. E não por raras vezes dizem "somos do povo, mas fazemos isto". Enaltecendo qualidades de conduta que para os mais preconceituosos só estariam ao nível da Nobreza. Ultimamente e na defesa de causas nobres e actuais, o Benfica tem "lutado" pela verdade desportiva.
No entanto, a defesa da verdade desportiva é só lembrada quando se perde, quando se ganha até ex-dirigentes do Porto são apoiados para a Presidência da Liga. Mas não é só, desde há uns tempos o Benfica vai-não vai compra polémicas com a imprensa, inspirando-se no Porto. Desde que tem João Gabriel na comunicação, emite comunicados com um palavreado corriqueiro, inspirando-se no Porto. Os adeptos cedem à tentação e atiram ora pedras.. ora bolas de golfe... inspirando-se no Porto.
Ainda me orgulha ver que na imprensa se dá destaque quando os dirigentes do Benfica têm atitudes mesquinhas, dizendo que estes se afastam dos pergaminhos ou da "glória do emblema". É bom sentir que isso não é dito perante a mesquinhez de outros. É importante apercebermo-nos, nem que seja através disso, que o Benfica tem uma história a defender. E esse património moral é tão importante quanto o seu palmarés.
Não me orgulho deste Benfica conflituoso e "pequeno", acredito que seria possível defender o Benfica com elevação. Do Porto não quero a pequenez. Quero a sede de vitória, apenas e só. E que esta não tenha como combustível, revoltas e ódios.
Sejamos grandes.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Porto Campeão e as duas faces da bancada

O Porto foi mesmo campeão na Luz, garantindo aos benfiquistas o título de "cabeçudos" do ano.
Villas-Boas afirmou-o, eu concordo, o FC Porto é a melhor equipa. Foi mais forte toda a época, pese embora um período de 1 a 2 meses em que o futebol dos encarnados era realmente o mais empolgante em Portugal. Foi mais forte também ontem e provou que a afirmação do treinador azul e branco é mais do que "falar de barriga cheia".

Daqui por duas semanas teremos novo clássico com os mesmo protagonistas e pergunto-me quem merecerá na altura o destaque. É que para além das duas equipas e dos árbitros (ontem Duarte Gomes & Companhia estiveram absurdos) temos que contar cada vez com a concorrência das claques, que querem fazer "espectáculo", muito dele fora do estádio.
Honestamente, o Estádio do Dragão já devia ter sido interdito pelo menos uma vez esta época. É inaceitável o comportamento dos adeptos a cada vez que o Benfica se desloca ao Porto... E a verdade é que as autoridades desportivas puderam ver ontem o que está a acontecer com a sua falta de acção. Dá-se multas de uns ridículos (para os clubes) milhares de euros por se agredir jogadores em campo com bolas de golfe e afins e depois surpreendem-se que se vá instalando a ideia de que é uma acção dentro do razoável e que os casos se vão somando... Agora, o conceito já está franchisado também com o Benfica. Ele são adeptos a mandarem objectos ao autocarro do Porto em plena auto-estrada, ele são agressões a adeptos e suas viaturas pelo crime de virem até Lisboa com as cores do seu clube, ele são agressões a agentes da polícia, etc...
Fico ainda com mais pena quando me lembro que os trogloditas que cometem estes excessos fazem também parte da única verdadeira animação nos estádios de futebol em Portugal. Ou seja, se é comum que os autores destes desacatos estejam ligados a claques, e que as claques carreguem uma série de mensagens negativas (mesmo durante o apoio à sua equipa no campo), também o é que são estas mesmas claques que mais levam cor e som a todos os fins de semana futebolísticos. As duas faces desta moeda levam a interrogar-me se conseguiremos ter uma sem a outra e se será possível o português médio envolver-se emocionalmente com o fenómeno futebol sem abraçar sentimentos negativos de ódio contra os rivais...

Voltando ao futebol jogado, espero ver esta grande equipa do Porto na final da Liga Europa, de preferência acompanhada por um Benfica de volta à forma de Fevereiro ou então do surpreendente Braga.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Notícia do dia: Hao Junmin NÃO será jogador do Sporting

Hoje é dia 1 de Abril.
Hoje é dia 1 de Abril e as capas de A Bola e Record anunciam a contratação de Hao Junmin pelo Sporting, citando-o como "o melhor jogador chinês da actualidade".

Ainda bem que tens sentido de humor Futre... é que parece que o enxovalho ainda não acabou.

A minha única dúvida é: terão os dois rivais jornalísticos combinado ou será apenas mais um caso de duplicação? (Ainda recordo as 3 capas com título Tri Maria quando o argentino agora do Real Madrid marcou 3 ao Leixões).

Numa nota lateral, lembro que há quase 20 anos que não se marcam 6 golos num jogo entre Benfica e Porto (3-3 nas Antas em 1993) e peço encarecidamente aos jogadores de ambas as equipas que nos matem as "saudades".