terça-feira, 28 de junho de 2011

Moutinho Blue or Red

Por vezes tenho que me relembrar que Moutinho ainda é bastante jovem. A verdade é que o jogador do Porto acabou de cumprir a sua 7ª época consecutiva como profissional sénior!
Quando apareceu no Sporting vindo dos escalões de formação, Moutinho foi bastante falado como o herdeiro de João Vieira Pinto. Baixo, talentoso, muitos viam ali um 10 (em bom rigor João Pinto era mais um segundo avançado), organizador de jogo e definidor na última fase de construção. No entanto, rapidamente João foi sendo recuado no campo, e já ouvia muitos outros sábios do futebol a dizer que era o melhor solução dos leões para a posição de médio defensivo. Por fim, acabou por encontrar o seu lugar como um 8 moderno. Moutinho poderá talvez culpar as suas próprias capacidades por toda esta indefinição. Muito disponivel fisicamente para deixar colado na frente, muito ágil a recuperar bolas para ser apenas um criativo, demasiado esclarecido na gestão da posse de bola para participar apenas na fase inicial da jogada (quando a 6), e demasiado inteligente na definição para não surgir regularmente junto à àrea adversária, acabava por ser empurrado de um lado para o outro.
Ainda assim, creio que todos estes papeis acabaram por ajudar à sua evolução que só acabou por estagnar com a própria estagnação da equipa do Sporting que a certa altura deixou de ter o que oferecer a este atleta, que tem potencial para aspirar a voos mais altos.
Por muito que doa a Sportinguistas, o FC Porto é um voo mais alto. E Moutinho agarrou a oportunidade com as duas mãos. À medida que a época foi avançando, Moutinho foi capaz de num ano apenas condensar todos os atributos que ia mostrando separadamente ao longo das temporadas no Sporting. Para mim o momento que cristaliza o fabuloso 2010/2011 do portista foi o jogo contra a Noruega, em que foi um jogador acima dos demais.
O Moutinho que actuou por Portugal no inicio de Junho no Estádio da Luz é um jogador realmente ao nível do suposto interesse de Chelsea e Manchester United. Forte nas divididas, rápido e perspicaz nas intercepções e roubos de bola, quase perfeito no passe, capaz de libertar-se de adversários quando em posse e em espaços reduzidos, um leão!
Se o Moutinho das próximas épocas é o Moutinho do final desta, merece um palco maior, para grande pena de espectadores do futebol português, como eu. Diria mesmo que, sendo um jogador bastante diferente, pode ser o herdeiro, não de JVP no Sporting mas de Scholes no Man United.

3 comentários:

Mike Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike Portugal disse...

Concordo que o Moutinho é jogador para voar daqui para fora, mas não concordo que seja titular indiscutivel no Manchester ou no Chelsea. É que jogadores com as caracteristicas de Moutinho eles já têm embora bastante mais velhos.

Não sei se estarão dispostos a bater a clausula de €40M, porque não estamos a falar de um jogador que "decide" jogos nem que marque golos com frequencia. E essa é a grande deficiencia que ele nunca corrigiu

Bobe disse...

Mike, desde que não me digas que é o Fletcher, td bem :)