quarta-feira, 4 de maio de 2011

A minha visão do Real

Uma equipa que não sabe comportar-se perante o sucesso do rival, contudo provavelmente nenhuma equipa no mundo saberá muito bem. Assim, é acusada de ser uma equipa sem identidade, mas provavelmente ao longo da história, a identidade desta equipa foi agregar os melhores do mundo. É o que continua a fazer actualmente. O ano passado com o regresso de Florentino houve um investimento nunca antes visto para poder apagar vergonhas como o 2 - 6 em casa. Tinha aparecido a melhor equipa da história e para ganhar a esta era necessário ser melhor que a melhor de sempre. Naturalmente não foram. Contrataram um treinador com bom trabalho no Villareal, mas seria isso suficiente? Não, claro que não. Tinha de ser uma estrela entre estrelas ou então... um Del Bosque. Mas Del Bosque só há um, está na selecção e se quiser ser considerado sempre a melhor solução, um Dom Sebastião... nunca mais será treinador do Real.
Assim, este ano foram buscar uma estrela... Mourinho. E sobre a entrada de Mourinho no Real convido-vos a ler este artigo com quase um ano e que mostra-se muito actual.
É um clube que tenta ser da realeza, movendo-se com uma diplomacia que nem sempre é verdadeira. Assim têm na sua estrutura Valdano. Um tipo que na sua carreira pós-jogador pouco fez, mas que é "um senhor"... sempre diplomático, sempre politicamente correcto. Goste-se ou não do estilo, há que lhe dar mérito por assim conseguir perdurar na estrutura de um dos maiores clubes do mundo.

Indo ao jogo de ontem / agregado dos 4 jogos e à postura do Real nesses jogos, considero que após o 5-0, Mourinho apercebeu-se que o Barcelona é uma equipa que passeia em espaços criados pelo adversário. E espaços no futebol são criados por erros posicionais, de concentração ou quando uma equipa desmonta-se para atacar. Assim, jogou 2 jogos na expectativa... curiosamente os 2 de Madrid. Como as coisas não correram mal, muitos não o perdoam. E mesmo que tivesse corrido bem, não seria fácil para o público de Madrid gostar disto. Recordo-me de Capello ser despedido campeão por não dar espectáculo, de Del Piero ter feito ruir o Real e ter sido aplaudido.... até o próprio Ronaldinho. O Real é assim. E Mourinho tinha de o saber.

Sem comentários: