segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lugares Europeus - a história das próximas duas jornadas

A Liga Portuguesa tem novo campeão há... bem... alguns meses. O vice também está atribuído há muito. Com a luta pela permanência praticamente decidida pelas derrotas de Portimonense e Naval, as decisões que sobram estão no acesso às competições europeias.
Sporting e Sporting de Braga estão garantidos, falta saber se o Braga consegue um bom 3º lugar e se o Sporting é empurrado para fora do pódio - apesar de uma época desastrosa, o Sporting evitará uma humilhação como o 6º lugar do Benfica em 2000/2001.
Para o 5º lugar, estão 4 equipas em competição próxima mas diria que a luta se vai cingir a duas: Nacional e Guimarães. O Paços e o Rio Ave são as grandes sensações da época - impressionante a recuperação dos vila-condenses na 2ª metade da época, passando da luta pela permanência ao quadro de candidatos à UEFA - mas têm um calendário aparentemente mais dificil. Numa altura em que é proibido perder, os comandados de Rui Vitória visitam o Dragão, é preciso dizer mais? O Rio Ave recebe o Benfica (o que hoje em dia não parece ser muito assustador, mas ainda assim...) e visita Olhão.
Por outro lado, Guimarães tem um treinador habituado a estas lides e recebe o Beira Mar para depois visitar a Naval (que nesse jogo já deverá estar despromovida). Melhor ainda se encontra o Nacional que recebe a Olhanense, visita o Beira Mar e, importa não esquecer, tem dois pontos de vantagem em relação aos outros 3.

Pessoalmente, porque não morro de amores pelo clube de Rui Alves, preferia que o Nacional ficasse de fora...

2 comentários:

P. Cardoso disse...

O Guimarães não vai ao final da taça?
Deste modo o Guimarães já tem o lugar nas competições europeias garantido.

Bernardo disse...

Correcto. Referia-me aos lugares que dão acesso às competições europeias e não ao acesso em si. Poderia realmente ter sido mais claro...