sábado, 19 de fevereiro de 2011

AC Milan 0-1 Tottenham - uma observação

Tem-se ouvido falar, nos círculos apropriados, na verticalidade que se quer no futebol moderno, não faltando gente para enumerar as múltiplas vantagens da mesma, por oposição a um futebol baseado na previsibilidade do ir à linha de fundo para cruzar, dependente do um-para-um e da força física, com taxas de sucesso discutíveis. A mais que lógica estratégia vertical e centralizada, ornamentada de um nível de circulação de bola intenso, como o futsal nos ensinou, parece tão irrefutável que transforma 95% dos treinadores de futebol actuais em idiotas chapados por não a utilizarem.
Há os que justificam esse menosprezo da evidência de uma estratégica destinada ao sucesso (a nível de espectáculo e de, crê-se, vitórias) com a necessidade de requerer artistas, como os do Barcelona ou da selecção espanhola, intelectuais e bons de bola, que tenham unhas para a guitarra, e, pois, não podendo ser posta em prática por gente mais estronça.

Posto isto, testemunho que foi com surpreendente interesse que assisti ao AC Milan - Tottenham. Surpreendente pois não tenho acompanhado o futebol do Milan, desconhecendo também o trabalho do seu actual treinador, Massimiliano Allegri, vencedor do prémio treinador do ano da Serie A por duas vezes consecutivas ao serviço do Cagliari (eu disto e doutras coisas não sabia). Surprendente também porque conheço o futebol do Tottenham o suficiente para saber que é ordinário (além de inglês) e portanto dali não viria nada de bom.

Mas o Milan trouxe precisamente esse cheiro a Arsenal pelos pés de Gattuso, Flamini, Robinho, Pato e Ibrahimovic, numa insistência do apoio vertical e do jogo pelo corredor central do princípio ao fim do jogo, só contrariada pelas arrancadas de Abate pela lateral direita, impossíveis de acontecer tivesse o Milan prioritizado essa via. A disciplina táctica de Gattuso e Flamini, o talento de Robinho (visivelmente melhor aproveitado no meio do que encostado a uma ala), jogador com apreciável precisão de passe e raros laivos criativos, e claro Pato e Ibrahimovic, dois dos avançados mais inteligentes do planeta, que compreendem a importância de jogar de costas e possuem um notável sentido colectivo, privilegiando a continuidade da posse de bola mas capazes de audazes soluções a um ritmo elevadíssimo, permitiram ao Milan apresentar um futebol deveras excitante. Paradoxalmente a essa excitação intelectual, não criou grande perigo na baliza do Tottenham, excepto em seguimento de cantos.

Quanto ao Tottenham, mostrou como uma equipa que passou os noventa minutos a forçar as laterais, como quem pica gelo, através de sobretudo Lennon na direita, mas também de Pienaar pela esquerda (este com uma exibição interessante, não o sabia tão bom jogador), forçando centros de todo o lado, na esperança de que o gigantone de serviço criasse, sem aparente método, embaraço à defesa italiana, consegue ganhar o jogo em San Siro… num contra-ataque fruto da intercepção de um passe vertical no centro do terreno quando os italianos decidiram subir a equipa. Irónico.



Mil 0-1 Tot
Enviado por mrgoalsarena. - Mais vídeos de esportes profissionais e amadores.

2 comentários:

Mike Portugal disse...

Jogos destes também acontecem, mas a probabilidade de vitória é sempre maior para o Milan. Em 10 jogos talvez o Milan perca 2.

Cisto disse...

sim, neste caso o resultado é pouco relevante. mas o facto do milan não ter conseguido causar perigo (excepto de cabeça na consequência de cantos) é mais curioso e de certo modo põe em causa essa tua aritmética.
uma pequena nota para dizer que eu detesto o tottenham