segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campeonato do Apagão

Ponto prévio: Na minha opinião, o FC Porto é o melhor clube de futebol profissional em Portugal. Tem os melhores quadros, dos senhores que tratam da relva à direcção de marketing passando pela direcção desportiva que não consegue parar de ganhar e, admita-se, quando toda a gente tentava declaradamente influenciar os resultados, eram também os mais eficazes.

Em Portugal o futebol é frequentemente definido pela negativa, e nesse particular o Porto também é o líder incontestado. Não conheço nenhuma cidade, nem mesmo Guimarães, onde seja tão prejudicial à saúde uma pessoa demonstrar afecto a um clube que não o principal da terra. Não conheço dirigentes que façam mais recurso a linguagem hostil em relação aos adversários e são também os campeões de modalidades como o "tiro ao autocarro com calhau" e o "tiro ao jogador com bola de golfe".

Hoje voltam a superar-se. Antero Henrique, que até trabalhou em comunicação e por isso deve tomar esta posição com plena consciência das suas implicações, definiu hoje o campeonato desta época como o do apagão - sendo que voltou a referir-se ao do ano anterior como o do túnel. Primeira ilação a tirar: segundo A.H., ganhe ou perca, o Benfica define sempre o tema da competição. Segunda conclusão: a definição de uma época desportiva é feita por um dos seus piores momentos em vez de pelos melhores.

Caro Antero Henrique: a sua equipa tem sido a melhor para lá de qualquer dúvida, não valia mais a pena chamar a esta Liga "o campeonato do Porto"? Ou o "campeonato do Hulk e do Falcão"? Ou "o campeonato de "André Villas-Boas"? Ou "o campeonato do dragão invencível"? Pelos vistos, todas estas coisas tomam lugar de bastidores em relação a um momento mesquinho do SL Benfica.

Se o futebol em Portugal está a perder adeptos e sempre com incidentes negativos é por causa de momentos infelizes como este. Antero Henrique, o líder da melhor equipa de futebol em Portugal (que certamente muito contribuiu para montar e organizar), foi hoje o pior porta-voz do futebol.

Sem comentários: