domingo, 10 de abril de 2011

um bom treinador por Alvalade

Fácil vitória em Alvalade.
Fácil porque a Académica não incomodou. Fácil porque cedo se acertou na baliza. Mas sobretudo fácil porque o Sporting tem belíssimos jogadores.
Justamente depois do 2-0 o Sporting mostrou-se algo tranquilo, com um meio-campo veloz e com boa capacidade de resposta, mas não pude deixar de observar que ao fim de 3, 4 trocas de bola um certo nervosismo emerge que faz com que se opte pelo passe longo, o mais das vezes infrutífero, e por vezes sem ser como resposta a um pressing adversário. Fez-me até questionar se não se tratava de bizarra opção estratégica.
Este jogo suscitou-me acima de tudo as saudades que tenho de ver um bom treinador - a todos os níveis - por Alvalade. Já lá vão bastantes anos.
Uma nota apenas para os elogios a Patrício e Djaló espalhados pela blogosfera. Se as decisões no clube fossem tomadas por democracia directa, há muito que não estaríamos a bloggar acerca do Sporting.

9 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joao Nuno Rodrigues disse...

Não vi o jogo de Domingo, mas infelizmente já vi mais de 100 jogos do Patrício e do Djaló...

Poucos jogadores tiveram tantas oportunidades e fizeram tanta merda ao serviço do Sporting como Rui Patrício e Djaló.

Ambos os jogadores têm potencial físico (altura/velocidade), muitas lacunas no trabalho técnico e limitações a nível intelectual/psicológico.

PS: Com estes dirigentes vamos ver por quanto tempo vamos estar a bloggar acerca do Sporting...

Cisto disse...

JNR, há muito que temos esta discussão. não tens capacidade de comprar nenhum avançado/extremo melhor que o Djaló (ou mais útil, pelo menos) por menos de uns 7 ou 8 milhoes de euros, contando com as diferenças de ordenados. Basta atentares às contratações dos ultimos 5 ou 6 anos para que me dês razão. Dizer que o Djaló é tosco, não tem classe, etc, é redutor e esbarra nos belíssimos golos que ele já marcou pelo Sporting (e não foram raros).

Joao Nuno Rodrigues disse...

1º Não podes ter como termo de comparação as contratações medíocres do Sporting dos últimos 5, 10 ou 15 anos...
2º O Djaló não tem classe, tem duas tábuas nos pés e tem uma qualidade de passe lamentável.
3º São vários os jogadores medíocres que vão marcando belíssimos golos. O youtube está repleto de jogadores assim.

Para além de teres "capacidade" para formar jogadores, os quais não têm tido oportunidades por estarem a ser tapados por esse cepo. Tens o exemplo do Varela o qual não teve direito a 90 mins em jogos oficiais pelo Sporting. É titular do Porto, tendo colocado no banco um jogador internacional cujo passe era mais elevado e com ordenados bastante superiores (Rodriguez).
A nível salarial caros são os jogadores que não jogam, passam o tempo no estaleiro e não têm um rendimento regular.
O Porto por 5,5 milhões ficou com os direitos desportivos de Hulk. Na altura veio ganhar 650 mil euro ano para o Porto. O seu ordenado em 4 anos chegaria aos tais 8 milhões de euro.
Enquanto o Sporting andava a apostar em Djaló, o Benfica fazia do Coentrão um jogador, o qual é mais útil e melhor que Djaló a extremo.
Segue lista sobre jogadores baratos do nosso campeonato, os quais considero melhores ou mais úteis que DjaLol, mesmo que alguns não tenham categoria para o Sporting:
Ukra, Bruno Gama, Valdez, Lima, Djalma, Alan, Mossoro, Matheus, Claúdio Pitbull, Csndeias.
Extrangeiros que sejam melhores que Djaló e com valores inferiores a 7/8 milhões com passe e ordenado:
Campeonato Argentino
Giovanni Moreno, Buonanotte, Gaston Fernandez, Maxi Moralez, Erik Lamela.
Campeonato Brasileiro:
Mancini, Thiago Neves, Elano, Kleber, Valdivia;
Depois posso continuar por mais campeonatos e também fazer o comparativo de transferências por valores a rondar os 7/8 milhões como o Lucas Piazon, Armautovic, Chicarito, Ben Arfa, Tuncay, Sessegnon, Demba Ba, Bojinov, Babel,etc.

Cisto disse...

sim, JNR, descobriste a polvora: contratar bom e barato, como é que nunca ninguém no Sporting pensou nisso antes? Ah, e melhor, depois de nos renderem desportivamente, vendemo-los por um preço superior ao da compra!
Falando a sério, de boas intenções está o inferno cheio. eu vi várias vezes o Varela jogar, algumas no sporting, algumas no Estrela da amadora. Se conseguisses ver nele um jogador melhor que o Djaló, serias um génio. De facto, não tem mais qualidade técnica que este último.
Depois, é desonesto dizeres que o Hulk é um exemplo dum excelente negocio quando escondes os vários negocios falhados do FCPorto antes, ao mesmo tempo ou depois do Hulk. Ou seja, para acertares num bom negocio tens de falhar pelo menos em outros 3. O que tu fazes é apontar para exemplos de sucesso e dizer: "estão a ver, se eles fazem nós tb podemos fazer". Provavelmente esse raciocinio foi o que aprovou as compras do Wender e Pongolee, como exemplos.
De qualquer modo, se continuas a acreditar que aquela guarda redes servio que ninguém quer e no qual enterrámos 2 anos de ordenados do djalo, patricio, veloso, adrien e andre santos todos juntos é melhor que o patricio, penso que esta conversa fica por aqui

Joao Nuno Rodrigues disse...

Raúl, nem parece teu, parece que estás a desculpabilizar os dirigentes do Sporting pela sua incompetência. Nem estava a analisar a medíocre política de contratações do Sporting.
Apenas a responder a este desafio "não tens capacidade de comprar nenhum avançado/extremo melhor que o Djaló (ou mais útil, pelo menos) por menos de uns 7 ou 8 milhoes de euros". Dei-te vários exemplos de que é possível, com mais competência e até com menos dinheiro.

Cisto disse...

esses exemplos são irrelevantes por não sabermos exactamente o seu valor quando inseridos na equipa do Sporting. Qual o prejuízo que acarreta a contratação de um Buonanotte se vier para uma equipa treinada pelo Paulo Sérgio? E quem é que sabe garantidamente que esses jogadores que referiste iriam vingar no Sporting? Tu? Que consideravas (talvez ainda consideres se fores teimoso) o Patrício um cancro? E o argumento "pelo menos melhor que o Djaló é" tem alguma utilidade na política de contratações?
E já agora, alguém conseguirá prever qual o rendimento do Djaló (em nada inferior em termos técnicos ao Varela) treinado pelo Villas-Boas? A defesa do Porto tem melhores valores que a do Sporting? Quem foram os jogadores que falharam nos dois golos do FC Porto? O Valdes e o Matias são inferiores ao Moutinho e Micael?
JNR, o que está mais que provado é que as revoluções de balneário per se só afundam mais o clube.

Bobe disse...

Antes de mais, não consegues o Lamela por 7 milhões e o Elano duvido.
o Djalo no Porto era tão bom ou melhor que o Varela. Tal como muitos outros jogadores das escolas do Sporting necessitará de sair para evoluir e os sportinguistas lhe darem valor.
O Patrício de inicio custou-vos pontos, mas actualmente não encontram nenhum GR do gabarito dele no mercado

Joao Nuno Rodrigues disse...

O Patrício após ter estado a enterrar durante vários anos, está este ano a fazer uma época que está a valer pontos. Continuo a achar que há muito trabalho de treino a desenvolver com ele. Não evoluiu o esperado com o Ricardo Peres.

Relativamente ao Djaló, veremos qual será a carreira dele. Este jogador está há 5 anos no Sporting sem conseguir assumir-se como titular indiscutível. Não consegue fazer uma recepção de bola e um passe. A formação não acaba aos 18 anos...
No Sporting está provado que tanto as revoluções como as pequenas "afinações" só afundam mais o Clube. O que une as reformas das revoluções no nosso Clube são os a corja roquetteira que o anda a gerir há 15 anos.
Se os exemplos que te apresento são irrelevantes, qual o propósito da questão?
PS: O Lamela neste momento está mais valorizado, o Elano foi para o Santos por 2,9 milhões de euro...