quarta-feira, 6 de abril de 2011

A imprensa paga e os bloggers

A história do chinês e do Futre põe mais a descoberto, para mim, a fraca imprensa que nós temos do que propriamente a "estupidez" de Futre. Não sei se é tudo uma questão de expectativas. Julgo que não, porque embora saiba que o Futre não tem o dom da palavra, também sei que esta nossa imprensa é bem fraquinha.

Passo a fundamentar esta crítica, perante um vídeo que se tornou viral e que serviu para ridicularizar, na blogosfera, redes sociais e afins, Paulo Futre. A imprensa não conseguiu ter uma visão diferente, sabendo apenas ir ao sabor do vento que é soprado pelos bloggers e afins (e avançar com uma notícia de 1 de Abril). E quando falo em bloggers e afins falo de pessoas que ganham zero por escrever.
O que julgo que um jornalista pago deveria fazer? Podendo continuar a gozar com a "forma" da apresentação do Futre, poderiam analisar o seu "conteúdo". E como? Analisar o impacto económico de Yao Ming (basquetebol) na equipa dos Houston Rockets . Analisar o impacto económico dos melhores jogadores chineses de futebol na Europa. Acho que seria um exercício interessante.

A verdade é que analisando a imprensa actual e a blogosfera ficamos com dúvidas em perceber a mais valia dos remunerados. Bloggers como PB (lateral esquerdo), Filipe Vieira de Sá (jogo directo), JNF (eterno benfica), Constantino (a-mao-de-vata, com um estilo próprio),  PLF (bancada nova), LdA (a norte de alvalade) representam hoje o que de melhor há de escrita desportiva em Portugal.

7 comentários:

Ska disse...

Por acaso concordo muito contigo. Apesar de ter sido eu próprio um dos que mais curtiu e gozou com a Futralhada, acho que as pessoas a sério, que são pagas para isso, deviam ter feito coisas bem mais interessantes do que alinhar na cena da "piadola"

Unknown disse...

João Bobe,

Em 1º lugar, queria agradecer o elogio e confessar quem ainda ontem pensei em fazer algo de semelhante: elogiar a enorme qualidade e privilégio que temos em ler autores como o LdA, o Filipe e o PB. Já ler-me a mim próprio por vezes é penoso.

Acho contudo, e saindo em defesa dessa imprensa escrita abjecta que vemos por aí, que há uma diferença substancial entre o relato jornalístico e o comentário. O que os blogs que refere fazem sobretudo é comentário, há outros que servem de veículo para notícias e em que há pouco espaço para o comentário. E embora não desconsidere o espaço do comentário na informação - que existe mas tem de ser assumido - é igualmente necessário discernir os papéis de jornalistas e comentadores.

Bobe disse...

O espaço de comentário na informação há por exemplo na análise ao jogo. e nesse aspecto os bloggers estão mts pontos acima dos jornalistas/comentadores.

O jornalismo está numa espiral de facilitismo. Não há artigos de fundo. Este artigo que aqui proponho não é de comentador, é de analista.

é incrível ver os jornais pagos a cederem a tentações de despejarem vídeos de falhanços e de golos, de fotos de mulheres. O jornal caminha para o blogue sem se aperceber onde se deve situar.

De resto, Ska, isto tudo que aqui escrevo não retira o mérito cómico do vídeo.

Unknown disse...

João Bobe,

concordo que o espaço que existe para o comentário no jornalismo está tão a milhas do que o Filipe faz - que, na sua análise aos jogos, é essencialmente jornalístico - que é difícil não constatar a pobreza do jornalismo desportivo e em contrapartida o privilégio de podermos aceder livremente a conteúdos de enorme valor acrescentado.

Pena que as excepções (e descontando a minha) se contem pelos dedos de uma mão.

Leão de Alvalade disse...

João,

Obrigado pela referência.

Julgo que te esqueceste do Cisto, que escreveu um dos meus textos predilectos e que postei no "Anorte", juntamente com outro do PLF.

Concordo que o jornal se está a aproximar no que de pior têm os blogues: a reprodução pura e simples de noticias, muitas vezes sem cuidado de averiguarem as fontes, vomitando apenas o que cai na redacção, com a finalidade única de vender mais para assim também assegurarem publicidade paga.

No caso dos blogues pelo número de visitas e comentários.

A falta de qualidade quase generalizada do comentário em relação à análise dos jogos ou do futebol em geral só surpreende quem não convive de perto com jornalistas desportivos.

Dizem o mesmo ou pior que o adepto de bancada com a mesma ligeireza e superficialidade.

E o que dizer dos comentários aos jogos na TV? E ele há alguns tipo João Rosado que, enfim...

Bobe disse...

LdA,

não faço elogios a colegas do blogue, temo que eles se tornem insuportáveis :P

Bem lembrados os comentários na TV.. É complicado, tenho dificuldade em gostar de algum, Rosado, Tadeia...

Miguel Nunes disse...

:) obrigado :)