quinta-feira, 28 de abril de 2011

A minha visão do Barcelona

Com a entrada de Guardiola, nasceu um tipo de futebol nunca antes visto. Chamavam futebol espectáculo. Basicamente é um jogo apoiado no meínho, que espera por um deslize ou uma equipa que pouco defenda à zona. Para isso apoiava-se em Xavi e Iniesta para passar, em Messi e Dani Alves para partir e em Etoo para marcar. Fantástico. Eram eficazes. O ano passado trocaram Etoo por Ibra, não ficaram melhores, mas os atritos de Ibra com Guardiola permitiram a ascensão a um patamar muito bom de Pedrito. Este ano poucas alterações e uma contratação acertada: Villa.
Este parágrafo resume de forma muito redutora o mérito do futebol catalão. Mas tento explicar: o mérito maior é terem conseguido juntar um conjunto inteligente. A busca dos espaços, o controlo dos tempos do jogo são provas de inteligência. O talento técnico  e físico apenas complementa isso.
Não sei como explicar isto, porque na sua essência é bonito, por vezes lindo, e sempre sempre eficaz. Mas já chateia, assemelha-se a alguém que aprendeu um truque de um jogo de computador e ganha sempre com ele.

A questão das arbitragens aparentemente irrelevante, dados os méritos deste futebol, não acho que o seja. Pois em situações de aperto aparece e protege uma hegemonia. Este futebol no seu 1º ano poderia ter perdido perante o Chelsea de Hiddink. No 2º ano e com uma arbitragem globalmente favorável, perdeu perante o Inter de Mourinho, mas ainda hoje não se cala sobre a arbitragem do Benquerença (que até os favoreceu nos primeiros minutos de jogo). No 3º ano não sabemos o que poderia ter acontecido, caso o árbitro não decidisse desequilibrar. O triste espectáculo de simulações de lesões dos jogadores do Barça, faz-me pensar que o futebol português não está tão longe do top.

Desde os tempos do dream team que sou fã do Barça, a ida de Figo para lá apenas aumentou a minha admiração por essa equipa sempre preocupada em jogar bom futebol, futebol espectáculo. Mas corria o ano de 2009 estava eu em Barcelona quando o Barça deu 6 em Bernabéu. Vi o jogo e gostei. Saí à rua e o que vejo? Tudo a gritar pela Catalunha.

Este regionalismo, esta ajuda cirúrgica que aparece nos momentos de maior aperto, o queixarem-se durante mais de um ano de algo que realmente não aconteceu (arbitragem do Benquerença a prejudicar o Barcelona) e outras coisas fizeram com que me desligasse desta equipa. A arbitragem de ontem e a triste figura dos jogadores do Barcelona a simularem lesões ou a darem cotoveladas dissimuladamente só fizeram com que me desiludisse ainda mais com esta equipa que muitos dizem ser espectacular, mas que não o é.

2 comentários:

Hugo disse...

Concordo a 100%

Gabriel Garrett disse...

Excelente.

Eles são os melhores, não precisam deste espectáculo!

Cumprimentos