terça-feira, 5 de abril de 2011

Os ex-diferentes

Foco-me no Benfica para escrever este artigo, mas também poderia fazer uma incursão pelo Sporting. Estes clubes gostam de se assumir como diferentes. O Benfica, clube do povo, pioneiro da democracia em Portugal e com uma história repleta não só de títulos, mas de dirigentes com escrúpulos, diplomacia e atitudes louváveis. Os adeptos por sua vez orgulham-se de ser o clube português com maior número de adeptos e muitos também fora do país, graças aos nossos emigrantes. Sabem que isto se deve ao Benfica ter raízes no povo. E não por raras vezes dizem "somos do povo, mas fazemos isto". Enaltecendo qualidades de conduta que para os mais preconceituosos só estariam ao nível da Nobreza. Ultimamente e na defesa de causas nobres e actuais, o Benfica tem "lutado" pela verdade desportiva.
No entanto, a defesa da verdade desportiva é só lembrada quando se perde, quando se ganha até ex-dirigentes do Porto são apoiados para a Presidência da Liga. Mas não é só, desde há uns tempos o Benfica vai-não vai compra polémicas com a imprensa, inspirando-se no Porto. Desde que tem João Gabriel na comunicação, emite comunicados com um palavreado corriqueiro, inspirando-se no Porto. Os adeptos cedem à tentação e atiram ora pedras.. ora bolas de golfe... inspirando-se no Porto.
Ainda me orgulha ver que na imprensa se dá destaque quando os dirigentes do Benfica têm atitudes mesquinhas, dizendo que estes se afastam dos pergaminhos ou da "glória do emblema". É bom sentir que isso não é dito perante a mesquinhez de outros. É importante apercebermo-nos, nem que seja através disso, que o Benfica tem uma história a defender. E esse património moral é tão importante quanto o seu palmarés.
Não me orgulho deste Benfica conflituoso e "pequeno", acredito que seria possível defender o Benfica com elevação. Do Porto não quero a pequenez. Quero a sede de vitória, apenas e só. E que esta não tenha como combustível, revoltas e ódios.
Sejamos grandes.

2 comentários:

JNF disse...

O Benfica afrouxou voluntariamente esquecendo-se das suas responsabilidades. A culpa é sempre colocada nos outros, tudo o que se faz no Benfica é perfeito. E isto nem é por ser Vieira, já acontecia com Vale e Azevedo. Esta mentalidade não nos levará a lado nenhum, é triste mas é verdade.

Excelente blog.

Bobe disse...

é mesmo isso. inspiremo-nos com os outros apenas no que eles têm de bom e saibamos ser grandes.

Muito obrigado