sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Abel, assina aí

Os defesas laterais, posição ingrata para onde são (ou eram) tradicionalmente enviados os jogadores menos relevantes dos planteis jovens, os que não tem cabedal suficiente para jogarem ao centro, onde supostamente ocorrem as jogadas mais prováveis de resultar em golo, e a quem ao mesmo tempo lhes falta o talento para participarem significativamente na construção do jogo, são a grande maioria das vezes, ainda hoje, menosprezados.
Podemos dizer que poucas posicoes podem ser ocupadas por jogadores que a partida não tem rotina na mesma que não a de defesa lateral. Há exemplos de jogadores de todo o tipo a irem la parar, a meio de um jogo, ou da época. Já la vimos com surpresa o Iordanov, o Deco, o Pacheco. O Paulo Ferreira ganhou destaque nessa posição pois conseguia aí fingir que sabia jogar a bola. O capitão João Pinto - o tosco, não o jogador de futebol - conseguiu fingir uma carreira de gloria nesse lugar.
No Sporting, nos últimos 10-15 anos, sempre houve uma grande incoerência no valor dado a essa posição. Dispensou-se sem pestanejar o Vinicius e Paito quando atingiam uma certa maturidade, libertou-se o Saber a vontade, o Heinz não despertou interesse para exercer direito de compra, César Prates saiu silenciosamente, Pereirinha (estou convicto de que daria um excelente defesa direito) desprezado. Não me vem a cabeça um único defesa lateral que não pudesse ser facilmente transferido sem causar alvoroço em Alvalade. Basta pensar em Rodrigo Tello, que apesar de ter feito excelentes ultimas épocas, as quais os sportinguistas talvez não dêem muito credito, foi deixado inexplicavelmente sem contrato.
A contradição vem depois nas pontuais fortunas gastas para essa posição, em decisões o mais das vezes disparatadas - Balajic, Pedro Silva, Grimmi, Evaldo, João Pereira - como se ciclicamente alguém considerasse que ai residem todos os males da equipa.

Eis que surge então o Abel sem contrato. Tendo o Sporting dois jovens para essa posição, João Pereira e Cedric Soares (e ainda insisto na ideia do Pereirinha), que ira Couceiro decidir em relação a este sportinguista de 31 anos?

2 comentários:

Rui Coelho disse...

insistes aí no pereirinha e bem. desde aquele jogo em que ganhámos ao porto em casa que dele fiz um grande lateral direito em potência, uma vez que como médio ala sempre me pareceu inofensivo, menino da mamã. talvez nunca saibamos se realmente se tornaria num bom lateral direito, mas o médio direito já tá na grécia..

quanto ao abel: decisão dificil. nunca fui fã mas nada tenho a apontar-lhe, dá tudo em campo e acredito que pelo clube, fora das quatro linhas. e é importante ter jogadores destes no balneário, ainda que não joguem.

Cisto disse...

caro Rui, agradeco-lhe desde ja a participacao no blog. queria destacar o que disse acerca da irracionalidade existente no futebol, que achei pertinente. mas pergunto-lhe, respeitosamente, aqui que racionalidade existe em manter um jogador num plantel, ainda que nao jogue, apenas porque da tudo em campo e fora das 4 linhas, que quer que seja que isso significa? Quer dizer.. o Mourinho fez isso com o Materazzi, mas esse eh um jogador com muitos anos de inter e seleccao nacional, tendo envergado a bracadeira varias vezes. E o Inter nao eh o Sporting, do ponto de vista financeiro.