quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Nem já, nem nunca me demito"

O futebol é um animal especial. Ninguém acha estranho quando se pede a uma pessoa como o Paulo Sérgio para se demitir. Posso estar enganado, mas tenho a convicção que a maioria das pessoas considera Paulo Sérgio um profissional sério e dedicado que se não leva a sua equipa mais longe é mesmo porque não consegue. Paulo Sérgio apresenta sempre uma posição respeitosa e humilde perante as pessoas e a instituição que serve - chegava a levar aqueles bonés amarelos absurdos às flash interview e conferência de imprensa quando estava no Paços, nunca se mostrando acima do ridículo na defesa do clube.
Se estivéssemos a falar de qualquer outra pessoa que não um treinador de futebol, porque motivo haveria alguém de pedir que Paulo Sérgio se demita?
Há uma grande desilusão com o desempenho desportivo do Sporting. Mas será ele o problema? Será que as expectativas estavam adequadas? Será que outro faria melhor? Será que o próprio Paulo Sérgio acha que já esgotou todas as suas ideias para levar o Sporting rumo a um futuro mais risonho?
Com tantas interrogações, fará sentido tomar a decisão extrema de se demitir? E sim, demitir-se é uma decisão extrema. Será que isto tão difícil de entender para os 90% portugueses que estão ou desempregados ou agarrados ao seu posto com a força que podem?

Porque é que não se demitem os professores quando os alunos têm más notas? Porque não se demitem os vendedores quando o produto não escoa? Porque não se demitem os trabalhadores da máquina burocrática do estado quando a papelada se amontoa? Esses empregos são menos ou mais importantes que o de Paulo Sérgio? Não percebo. É porque o Paulo Sérgio ganha mais dinheiro?

Os sportinguistas estão desiludidos com o desempenho dele? É o seu direito. Despeçam-no.

7 comentários:

Joao Nuno Rodrigues disse...

Com o Paulo do Boné, só podia dar merda... Um treinador sem curriculum e sem estofo, que custou 600 mil euro ao Vitória de Guimarães... Só podia dar nisto.
A estrutura directiva pode ser má, o plantel poder ser limitado. Nomeadamente porque falhou na contratação de dois centrais. Apesar de eu achar que tem jogadores para dar mais...
Num plantel com Rui Patrício/Timo, João Pereira, Evaldo, Carriço, André Santos, Pedro Mendes, Maniche, Valdez, Simon, Matias, Salomão, Postiga e Liedson. Tem de fazer muito mais.
Pode ser curto para lutar pelo título, mas tem jogadores para fazer melhor...
Há meses que o título é uma miragem, fora da taça de Portugal, apenas na luta pela taça da liga e na Uefa...
Muito pouco meu caro forcado.
Mais importante que a demissão de Paulo Sérgio, será saber quem é o RESPONSÁVEL por esta contratação!
Quem virá a seguir? O Professor Neca e o Luís Campos estarão disponíveis???

Bernardo ON disse...

Concordo que a escolha do Paulo Sérgio foi pouco prudente.
Discordo que tenha que fazer muito mais. Ou melhor, discordo do muito. O plantel do Sporting não está ao nível do Benfica e muito menos do Porto. Terceiro lugar na liga parece-me adequado. Podia conseguir-se melhores resultados? Se calhar podia. Devia ter mais pontos? Provavelmente.

Joao Nuno Rodrigues disse...

"Pode ser curto para lutar pelo título, mas tem jogadores para fazer melhor..."

Acho que concordas na íntegra com o que escrevi...

Cisto disse...

epá Bernardo basta ver qualquer jogo do sporting para perceber que as suas ideias acerca de futebol são desajustadas. pontapé para a frente, correr com a bola pelas linhas, correr para todo o lado como baratas tontas na tentativa (frustradíssima) de dominação, depender da jogada individual para atingir um objectivo.
A demissão é um acto extremo. Tal como dizer em público que o que o Sporting precisa é de "um pinheiro, que meta as bolas c'a gente cruza lá para dentro". Um acto de extrema estupidez. E ainda não ouvi ninguém duvidar da entrega e honestidade do homem.
Penso que deste os exemplos errados. Parece-me normal que se despeça um vendedor ou um professor se não mostrarem os atributos essenciais para esses serviços. Se eu errar muitas vezes, sou corrido. Não sei qual o espanto.

Bernardo ON disse...

cisto, volta a ler o texto por favor. A objecção é a que se queira que ele se demita, não a que seja demitido

Cisto disse...

tens toda a razao, mandei um tiro ao lado.

Rui Coelho disse...

forma e conteúdo. Concordo que ele não tenha mais obrigação de se demitir do que qualquer outro profissional a revelar-se pouco competente em qualquer outro ofício, em teoria é assim, já na prática sabemos que o futebol é e sempre foi e será outra coisa. choca-me sobretudo que tenha dito isso de nunca!, jamais!, como se a manutenção do posto de trabalho fosse o primeiro e último fim que ele tem. eu acho que o plantel que o p. sérgio tem à disposição tem um valor apenas mediano, e outro faria possivelmente igual, se tivesse este perfil de operário sério, íntegro e de potencial indefinido - olá carvalhal -, mas os treinadores do paços de ferreira e do guimarães e do olhanense e do nacional e do setúbal e afins tb não têm melhores argumentos... epá e 16 pontos de atraso em janeiro para o primeiro é coisa de mau gosto.

no fundo acho que para já deverá imperar o bom senso, sendo que ele me parece um treinador a prazo, até pelo novo cenário eleitoral que agora se coloca.